Início Colunas ARTIGO TURISMO: o centro de eventos de Porto Alegre

ARTIGO TURISMO: o centro de eventos de Porto Alegre

142
0

Por Álvaro Machado, mestre em Turismo

O planejamento de um destino turístico parte da compreensão de sua identidade, ou seja, da identificação do que é capaz de atrair visitantes. São destinos focados em natureza, na cultura, no lazer, na história.

Sindha tem se movimentado para garantir Centro de Eventos / Foto: Joel Vargas PMPA

E qual seria a identidade do turismo de Porto Alegre?

Provavelmente 10 em cada 10 pessoas que compreendam a realidade do turismo irão identificar o turismo de negócios e eventos como o principal segmento a ser trabalhado pelo turismo da capital. O chamado turismo MICE, que congrega atividades de reuniões, viagens de incentivo, congressos
e feiras, movimenta mais de 60 bilhões de reais por ano no brasil. E para estar nesse mercado que só cresce é fundamental cumprir algumas etapas.

Ter um acesso adequado, boas estruturas hoteleiras e gastronômicas, bons espaços para o lazer, produtos de turismo associados e, fundamentalmente, bons equipamentos para a realização dos eventos. Assim, discutir a construção do Centro de Eventos de Porto Alegre, parece ser algo já ultrapassado, diante de um novo patamar de captação de congressos, seminários, encontros e feiras que o MICE nos coloca.

O grande pulo na área de turismo que Porto Alegre pode dar, é focar sua pequena estrutura pública de turismo, usar seus poucos recursos financeiros, agregar as forças privadas e acelerar a construção de um equipamento moderno, associado ao que temos de mais turístico na cidade, a nossa nova orla com seu novo porto, complementada com estruturas de lazer e, principalmente, de contato direto com a população. Ou ficaremos ainda mais 200 anos discutindo a importância de dar esse importante impulso para o
desenvolvimento de um setor reconhecido mundialmente como fundamental para o desenvolvimento?

Porto Alegre pode pensar diferente.

Vamos falar mais disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui