Início Jornalismo Marchezan alerta para manifestações contra aumento de passagem no início do ano

Marchezan alerta para manifestações contra aumento de passagem no início do ano

299
0

Não chega a ser uma Mãe Diná, mas a previsão que o prefeito Nelson Marchezan Júnior faz sobre possíveis manifestações mo início do ano nas principais cidades brasileiras faz parte da avaliação de quem conhece a realidade. O foco destes protestos seria o inevitável aumento no preço da tarifa dos ônibus urbanos. Em Porto Alegre, o pedido ocorre sempre em fevereiro.

Marchezan faz parte de uma mobilização para que o Governo Federal e o Congresso Nacional debatam a concessão de subsídios “com antecedência, e não de forma açodada depois das prováveis manifestações que teremos na época do aumento da passagem, em janeiro e fevereiro”. O prefeito participou nesta semana, em Brasília, de reunião da Frente Parlamentar Mista do Transporte Público.

“No mundo inteiro quem transporta majoritariamente os passageiros são os ônibus e há subsídios do governo para manter este transporte”, escreveu em sua conta no twitter. Na apresentação que fez aos parlamentares apresentou um panorama dos subsídios ao setor em algumas das principais cidades do mundo. O setor de ônibus no país. teve uma queda de 25% no número de passageiros nos últimos quatro anos

Entre as propostas que Marchezan defende sejam enfrentadas estão a isenção do ICMS para o transporte público, subvenção para o diesel, custeio de isenções (idosos e estudantes), uso de recursos da CIDE e taxação no transporte por aplicativos. Em Porto Alegre, o peso do transporte na renda mensal do trabalhador é de quase 14%, o quinto mais alto do Brasil.

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui