Início Colunas OPINIÃO: A intolerável atividade de flanelinha

OPINIÃO: A intolerável atividade de flanelinha

344
0

Nada contra as pessoas que, muitas vezes, se veem obrigadas a atuar nesta atividade, mas já era mais do que na hora do Poder Público tomar uma atitude contra a extorsão praticada livremente nas vias de Porto Alegre. Há uma semana ouvi um relato assustador de um empresário do Centro. Uma cliente do seu estabelecimento entrou apavorada no seu negócio após ser ameaçada por um grupo de “guardadores” que atuava em plena Praça da Matriz. O detalhe é que ela já havia pago a área azul e se recusava a dar a tal “contribuição espontânea”.

Na tarde passada, os vereadores aprovaram por 19 a 14 um projeto que proíbe a atividade de flanelinhas na cidade. O que poderia ser uma contribuição a quem enfrenta o dramático desemprego que afeta ao país, transformou-se numa indústria do achaque a quem busca uma vaga nas ruas da capital para deixar seu veículo estacionado. A legislação aprovada determina que apenas a Prefeitura ou concessionárias (como a da Área Azul) podem fazer a cobrança.

Concordo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior quando afirma que “não se pode negar que a falta de combate aos pequenos infratores gera o descrédito da sociedade em relação à atuação e competência das instituições estatais, trazendo a sensação de se viver em uma terra sem lei, ou melhor, em uma terra de muitas leis, porém sem respeito a elas”. O desafio será fazer com que a lei funcione. Novo Hamburgo já mostrou que é possível, mas os desafios em Porto Alegre são muito maiores.

Grande eventos, como shows e jogos de futebol, serão o maior desafio. Há alguns anos, a capital superou (quase na totalidade) a desnecessária circulação de carroças e carrinheiros por suas ruas. Na ocasião, houve uma preocupação com a requalificação das pessoas que atuavam nesta atividade para que trabalhassem em outra atividade, especialmente na reciclagem. Um olhar solidário para preparar os que eram de fato guardadores não faria mal. Mas a retirada das ruas dos achacadores é uma notícia que fará Porto Alegre uma cidade mais acolhedora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui