Início Colunas ARTIGO TURISMO: A tecnologia e o futuro do setor

ARTIGO TURISMO: A tecnologia e o futuro do setor

130
0

Por Álvaro Machado, mestre em Turismo

Que o futuro do mundo está ligado aos progressos tecnológicos é uma realidade incontestável. Que o futuro do turismo está diretamente associado aos avanços que a tecnologia nos oferece é algo que não deixa dúvidas.

Reservas on-line, agências virtuais, realidade aumentada, experiências virtuais. O turismo se reinventa junto com o avanço da tecnologia e une cada vez mais rápido o planeta.

Porém, toda tecnologia nos conduz à certeza de que a experiência humana  ainda é e será o grande impulso das viagens presentes e futuras. Em um mundo onde máquinas substituem atividades para as quais até então treinávamos pessoas para as executarem, se torna claro que o investimento deva ser feito no preparo daquilo que nos humanos sabemos fazer melhor: oferecer experiências agradáveis e positivas para quem visita um destino.

Imagem: Fitur 2017

O olhar receptivo, a informação atenciosa, o cuidado pessoal, a história do lugar e de seus moradores, suas crenças, sua cultura e modo de viver só é possível pelo contato direto e permeado de hospitalidade.

Pensando a formação

Portanto, investir no futuro do turismo vai além da evolução tecnológica. Parte do preparo de jovens que desejam ocupar seu tempo profissional a acolher turistas e proporcionar experiências únicas. Cabe pensar que tipo de formação estamos oferecendo em nossos cursos de turismo e hospitalidade. Seria uma formação igual a que oferecemos  a três décadas atrás? Ou já demos um passo na direção do futuro?

Vamos falar mais disto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui