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ARTIGO COMER BEM: Você precisa de café para acordar pela manhã

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Por Luciana de Oliveira Machado, nutricionista clínica

Se você é o tipo de pessoa que só acorda depois de beber uma boa xícara de café é sinal que você anda exagerando no consumo do produto e seu corpo está condicionado ao efeito do estimulante, acabando por ficar dependente de cafeína para acordar.

Nosso corpo produz cortisol naturalmente através da ADRENAL, que atinge seu pico máximo das 6 às 8h da manhã, ao despertar.

Como ficamos dependentes do café?

Quando bebemos café pela manhã, na mesma hora que normalmente o corpo libera cortisol, acabamos criando um condicionamento da adrenal, que só irá funcionar mediante o consumo de café. O que acaba acontecendo é que nosso corpo sente falta da cafeína, porque acabou perdendo o condicionamento natural de liberar cortisol naquele horário. E a pessoa passa a se sentir sonolenta, não acorda com disposição e então bebe café e funciona.

O melhor é começar a tomar o café mais tarde…

O ideal seria tomar o café pelas 10 horas da manhã, depois de naturalmente despertar sem ficar sonolento e aos poucos ir retirando a cafeína ao acordar.  

O café é um alimento maravilhoso, rico em compostos bioativos como o ácido clorogênico, ácido cinâmico que melhoram a sensibilidade à insulina e ajudam na função do tecido adiposo no processo de emagrecimento, auxilia a função cerebral por ser estimulante, é um super alimento, o problema é o exagero.

Café coado ou expresso?

A dose recomendada é de 2-3 xícaras de 50ml/dia e não como muitas pessoas consomem 5-6 cafés/dia, sem açúcar ou adoçantes, porque eles inibem a absorção desses compostos bioativos além de causar maior dependência do café adoçado. O ideal é o café moído na hora e passado em coador, porque o café expresso fornece mais CAFESTOL, uma substância que aumenta o colesterol. Existem vários estudos demonstrando que o coado libera mais substâncias bioativas.

Neste caso é recomendado fazer o desmame do café, reduzindo aos poucos, pois a parada brusca provoca sintomas de abstinência como irritação, dores de cabeça, dentre outros.

O excesso de cafeína aumenta demais o cortisol, desregula nosso ciclo circadiano, nos deixa mais cansados, porque ela provoca o estado de alerta que dura em torno de 2h e depois caímos em um cansaço, ficando nesse ciclo vicioso; dificulta o sono, a concentração e o acordar.

O que irá realmente melhorar a atenção e o foco é o hábito alimentar melhorado, associado à uma suplementação com Ômega 3 (vários estudos com melhora de foco e atenção), magnésio e inositol. Melhorando a nutrição celular, as células trabalharão melhor, criando o hábito de dormir mais cedo, tendo 7-8h de sono de boa qualidade, você despertará com muita disposição.    

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