Início Sem categoria ARTIGO CONHEÇA O AUTISMO: Hiperfoco, a grande habilidade dos autistas

ARTIGO CONHEÇA O AUTISMO: Hiperfoco, a grande habilidade dos autistas

278
2

Por Marco Antônio Moreira, estudante de Jornalismo

Você sabe o que é hiperfoco? Não? Então te explico: Hiperfoco é uma característica de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de adquirirem um conhecimento absurdo de um assunto que os agrada. O cérebro de autistas é um cérebro super-excitado e, com o hiperfoco, conseguimos decorar e nos tornarmos experts em tópicos de nosso interesse. É uma grande habilidade se usada de maneira produtiva. Essa característica muitas vezes é confundida com grande inteligência de “gênios”, mas não é nada disso! Quem tem hiperfoco entende muito mesmo apenas o que lhe interessa, e isso proporciona muitas proezas!

Eu já tive vários hiperfocos ao longo da vida! O atual é a música pop. Sei de várias coisas do mundo musical, que eu adquiri ao longo de quatro anos. Mas nem tudo são rosas: com esse foco em específico acabei adquirindo TOC. Gosto de ler atualizações sobre singles, premiações e consigo contar os discos que mais me atraem. Poderei utilizar esses conhecimentos na minha futura profissão (se o foco não mudar!).

Mas às vezes, o hiperfoco pode ser sufocante para alguns autistas/aspies. Principalmente quando não encontram amigos que entendam seus assuntos e a família às vezes pode se cansar de conversar sobre os temas (a minha que o diga!). Por outro lado, estes conhecimentos podem levar à grandes projetos e habilidades se bem direcionados. Por isso recomendo às pessoas com TEA que aproveitem ao máximo o conhecimento dos seus focos, mas que não fiquem presos somente à eles. 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui