Início Jornalismo FIERGS projeta crescimento da economia gaúcha em 2020

FIERGS projeta crescimento da economia gaúcha em 2020

83
0

Otimista ou pessimista, a expectativa que a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul é positiva para o próximo ano. No pior cenário, o PIB gaúcho avançará 0,9%. No melhor. 2,9%. O balizador deste espectro deve ser o setor agropecuário, que deve variar entre 0,2 e 3,5% em 2020. Os números foram apresentados nesta terça-feira no tradicional evento de final de ano da FIERGS pelo presidente da entidade, Gilberto Petry, e seu economista-chefe, André Nunes.

Um dos desafios será superar a desconfiança do consumidor. “Ele não percebeu que a crise já passou”, avalia Nunes. Para a inflação, o alerta é para o risco de aumento no setor de alimentos, mas a expectativa é que a taxa siga controlada. Sobre o setor industrial, a FIERGS indica que a capacidade ociosa do setor está na casa dos 14,3%.

Petry e Nunes apresentam expectativas da economia gaúcha para 2020

Sobre o ano de 2019 Nunes disse que os economistas que tentaram fazer previsões deram com os “burros n’água”. “Esperávamos crescer mais de 2% e vamos crescer 1%”, admite. Entre os pontos para justificar, ele aponta a demora do impacto das reformas.

No âmbito internacional, Nunes destaca que a eleição para a Presidência dos Estados Unidos deve influenciar na economia. Sem sobressaltos, a entidade acredita numa manutenção do Real em patamares semelhantes aos de 2019, com o encerramento do próximo ano em R$ 4,19, valores inferiores à cotação que a moeda já atingiu neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui