Início Colunas ARTIGO COMER BEM: Nossa ceia de Natal é também nutritiva?

ARTIGO COMER BEM: Nossa ceia de Natal é também nutritiva?

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Por Luciana Oliveira, nutricionista clínica

Você sabe o que as preparações de Natal e Ano Novo nos fornecem?

Aquela tradicional Ceia de Natal contendo Peru, Presunto/tender com fios de ovos, cerejas em calda, arroz branco colorido, salpicão de presunto e queijo, terrine de atum, farofa de frutas pode ser uma gostosura para alguns, mas em relação a nutrientes, será que ela é nutritiva?

Saiba que ela pode ganhar muito mais nutrientes e ficar ainda mais gostosa com simples alternativas, substituições que farão muita diferença. Por exemplo, prefira as aves ou até mesmo a carne vermelha ao invés do presunto, ele é repleto de corantes e conservantes, e se optar pela ave, procure uma que você mesmo possa temperar. Decore em um prato bem bonito, mas dispense as compotas de frutas, além de não fornecerem vitaminas que as frutas frescas fornecem, elas são repletas de açúcar e conservantes. Prefira as frutas da estação que estas sim, ricas em nutrientes e fibras não modificadas como as enlatadas.

O exagero no consumo de alimentos, principalmente os processados são os responsáveis pelo número crescente das alergias alimentares, dentre outras doenças. Prefira elaborar suas refeições com alimentos naturais, descasque mais, desembale menos.

O arroz branco é item obrigatório. Será mesmo?

Experimente sair do comum substituindo o arroz branco que pouco fornece em nutrientes, além de ser pobre em fibras, pelos grãos de quinoa, rica em proteína, tem um poder de saciedade muito maior que o arroz branco. Experimente cozinhar os grãos de quinoa al dente e tempere com um refogado contendo alho, cebola, alho poró, salsa e cebolinha verde. Fica uma delícia e é super fácil de fazer, pois cozinha mais rápido que o arroz integral, que muitas pessoas não se agradam do sabor.

A lentilha tem que conter bacon e costelinha de porco defumada? Não, e pode ficar sensacional. Os defumados trazem riscos de doenças como o câncer. E não adianta utilizar a fumaça líquida, é a mesma coisa, só não vai ter a carne, mas o cancerígeno ali vai estar. Então que tal experimentar temperá-la muito bem com folhas de louro, temperos tradicionais de sua preferência e acrescentar cubinhos de cenoura? Ela fica mais colorida e saborosa. E acrescente as ervas frescas como o cheiro verde, que além de fornecer mais vitamina C, cálcio e ferro, conferem o sabor lá da comidinha de nossas avós.

Deixe a latinha de atum no supermercado     

Essa Terrine de Atum que citei, já vi em muitas ceias que estive, então caímos nos enlatados novamente. Fuja! Faça uma terrine de frango, fica uma delícia, ou se preferir, de salmão fresco também é uma ótima opção ou de bacalhau. 

A farofa, pode ser elaborada com banana fresca ou desidratada em rodelas, figo desidratado cortado em pedaços pequenos farão uma grande diferença no sabor. Ela pode ser feita com manteiga ou gordura de coco.

Hora de sobremesa

E as sobremesas? Prefira os doces caseiros, aqueles que não saíram de latas e são adicionados de corantes. Mas tenha cautela com a quantidade de açúcar. O alto índice glicêmico dos alimentos, nos levam a desenvolver resistência à insulina e acaba nos deixando diabéticos. Uma boa dica são as frutas com especiarias ao forno. Experimente peras, bananas e maçãs, picadas e tempere com gengibre ralado, canela em pó, passas ao rum, e leve ao forno, cobertas com uma farofa de castanha do brasil com canela. O segredo está no ponto da banana, que deve ser caturra e estar bem madura. Esse é o crumble de frutas. Meu preferido para estas ocasiões.   

Desejo um ótimo Natal, com muito amor e paz, e uma ceia saborosa, repleta de nutrientes.

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