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ARTIGO COMER BEM: Programe seu 2020!!!

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Por Luciana Oliveira, nutricionista clínica

Penúltimo dia do ano e estou aqui, elaborando minha listinha de desejos para o ano novo. Sempre fiz isso e me auxilia muito a manter o foco em meus sonhos, ver o que conquistei neste ano e riscar o que já conquistei ou se ainda não e se ainda for um desejo, transfiro para a lista do novo ano. Isso me ajuda e muito a realizá-los. Então pensando nisso, resolvi compartilhar com você uma experiência que pode te ajudar.  

Já trabalhei para grandes empresas, também tenho experiência como empreendedora, e sigo sendo, então aprendi a trabalhar com uma ferramenta poderosa que é uma planilha de planejamento estratégico, eficaz para colocar as coisas em ordem para serem realizadas e atingidas em curto, médio ou longo prazo. É nela que desenvolvo e descrevo como e de que forma atingirei os objetivos, o que necessito fazer para viabilizar minha conquista, seja ela qual for. Posso até detalhar mais, como por exemplo com quem falar, como obter ajuda para executar tal tarefa, onde ir, enfim, tudo o que for necessário para tanto. 

Quem sabe com a ajuda de uma ferramenta?

Então adotei uma ferramenta mais simplificada com meus pacientes em que posso introduzir mudanças, novos hábitos e a cada turno, costumo checar se foram realizados, destacando em verde nessa folha, o que realizei e vermelho para o que não realizei. Pode até adotar uma terceira cor para o que está em andamento, mas o importante é começar a trabalhar para que ela te ajude a introduzir esses novos hábitos que certamente irão te ajudar a ter um Ano Novo repleto de saúde e bem-estar. Vou te dar alguns exemplos: voltar a colocar em pratica a dieta que o nutricionista fez especialmente para minha necessidade, comer mais folhosos, utilizar a semente de abóbora nas frutas do desjejum, organizar meus lanches para não sabotar a dieta, ler um bom livro 15 minutos que seja por dia, estudar inglês no aplicativo 30 minutos/dia, tomar 8 copos de água, caminhar 30 minutos/dia, usar gengibre na água, fazer mais exercícios, meditar, mastigar mais devagar os alimentos, fazer alongamento, yoga, natação, seja a atividade que for. Quando não temos o hábito, a tendência é abandonarmos logo. A gente até começa, faz uma semana, duas e aos poucos vamos abandonando, porque realmente é difícil mudarmos, mas não impossível. É difícil eliminar, modificar e introduzir um novo hábito, mas é possível quando usamos uma estratégia de substituição. Por exemplo: substitua o hábito de comer chocolate ao leite, por chocolate meio amargo, depois evolua para o 60% cacau, mas coloque prazos, e depois atinja o 70% cacau. É apenas um exemplo, mas funciona. Elimine o refrigerante, substituindo pela água mineral com gás, limão e adoce com um pouco de stévia. Na sequência, vá trocando a água com gás por sem gás, isso, faça uma limonada, continue assim, até que daqui a pouco você consiga beber a água com limão pura, ou mesmo somente a água pura. Será uma vitória para você e sua saúde vai te presentear com mais disposição e redução do risco de várias doenças como o diabetes.

Dicas simples para uma mudança de hábitos

Duas regras importantes dessa ferramenta que chamo de TRACKING DE HÁBITOS: não faça uma lista muito grande e tente não deixar de fazer algo por mais de 2 dias seguidos – “never miss twice”. A dica de especialistas em mudança de hábitos é, ser consistente, começar pequeno e tentar executar a atividade mais ou menos no mesmo horário diariamente. Isso facilitará a formação/implementação desse novo hábito.   

Desejo um ótimo Ano Novo e que todos teus desejos se realizem!   

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