Início Jornalismo Cultura Gasômetro só reabrirá as portas no fim do verão 2021

Gasômetro só reabrirá as portas no fim do verão 2021

116
0

No início da tarde de hoje, o prefeito Nelson Marchezan Júnior vai até a Usina do Gasômetro. O motivo da visita é acompanhar o início das obras que, finalmente, irão reabrir as portas do local. Cartão postal de Porto Alegre, o prédio quase centenário não recebe visitantes desde novembro de 2017. A estimativa de conclusão dos trabalhos é de 14 meses, março de 2021.

Espaço interno da usina será qualificado com as obras / Foto: Alex Rocha / PMPA

O espaço não ter recebido manutenção adequada ao longo dos anos, ao ponto de precisar ser fechado para reformas, é um absurdos que precisamos não permitir se repitam em Porto Alegre. Nada se deteriora de um dia para outro, salvo um sinistro. Os mais novos acostumaram-se com a usina aberta, mas o prédio ficou fechado por décadas até ser reformado na gestão Alceu Collares e reaberto por Olívio Dutra. Estamos falando dos anos 80.

De lá para cá, o Gasômetro foi um marco em cultura e lazer. O mais curioso é que o espaço está fechado desde que sua moldura ganhou uma nova cara: o Parque Moacyr Scliar. Que bom que as obras vão ocorrer. Saudemos. Mas nunca esqueçamos que ela se deteriorou por falta de cuidado. Cuidemos do Margs, Biblioteca Pública, Centro Municipal de Cultura e tantos outros pontos fundamentais para a cultura de Porto Alegre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui