Início Colunas ARTIGO CONHEÇA O AUTISMO: A vida adulta e sua independência

ARTIGO CONHEÇA O AUTISMO: A vida adulta e sua independência

453
4

Por Marco Antônio Moreira, estudante de Jornalismo

Marco no dia dos seus 21 anos.. A foto é da amiga Rafaela Santos

Já perdi a conta de quantas vezes falava quando criança que queria “crescer”. Queria ser independente, ganhar meu próprio dinheiro e morar sozinho aos dezoito anos (spoiler: nem metade disso consegui até agora com 21 anos!). Toda criança inocente diz isso, é comum! Para os aspies/autistas é uma pressão enorme. Somos superprotegidos por nossa família e tratados como especiais por toda a sociedade!

Ser independente é um grande obstáculo pra mim! Não curto ficar sozinho e ir sem companhia para lugares sempre me dá um certo receio. O único local que vou por conta própria toda a semana é quando tenho consulta com meu terapeuta. Como não tenho trabalho, recebo uma “semanada” da minha família: Toda semana, R$ 35 ou 40 reais para transporte ao psicólogo, faculdade e saídas durante a semana. As saídas maiores, pizzaria, restaurantes, teatro, cinema, faço com meus familiares. Não curto ir à baladas por conta do barulho alto. Estou ainda trabalhando minha insegurança para conquistar um relacionamento.

Todos somos cobrados a “nos virarmos” após uma certa idade, e estou tentando isso aos poucos! Em meu tempo, me tornarei independente e adulto de verdade. E essa é uma dica que quero deixar aos aspergers que estão entrando na maioridade: respeitem o seu tempo! Não queiram apressar as coisas e nem impôr limites que não sabem se irão alcançar. E não se preocupem com as cobranças, o tempo é muito particular para cada pessoa .

4 COMENTÁRIOS

  1. Que lindo.
    É isso .mesmo, cada coisa a seu tempo.
    Sem pressa de ser feliz.
    Meu Pietro que também é autista tem 9 anos.
    E a cada dia vamos vencendo barreiras com muita fé em Deus.
    Obrigada André Machado por nos ajudar ,trabalhando por essa causa.
    Que Deus te abençoe com tudo que é bom.

  2. Meu menino tem 23 anos. É autista.Como gostaria que fosse mais infependente. O único lugar que vai sozinho é em um curso de nutrição que esta fazendo. Meu sonho era que ele tivesse uma namorad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui