Início Colunas ARTIGO TURISMO: O seu celular entra em férias?

ARTIGO TURISMO: O seu celular entra em férias?

149
0

Por Álvaro Machado, mestre em Turismo

Tempo de férias, sol, praia, conversas fáceis, convívio e um inseparável companheiro que insiste não tirar férias. Estive por alguns dias em praias, jogado na areia, vendo o mar, caminhando por trilhas, jantando em restaurantes e em cada espaço que olhava lá estava ele presente.

Percebi que momentos especiais como o entardecer na praia, o convívio com amigos, a caminhada pelas lojas, o prazer da comida local rodeada de bom papo estavam sendo profundamente prejudicados pelo hábito constante de
mergulhar nas redes sociais.

Na verdade, o celular tem roubado muitos momentos de nosso merecido descanso e muitas paisagens estão sendo menos aproveitadas pela necessidade de estar conectados. Viver as férias é aproveitar a plenitude do momento. Momento sagrado do turismo que te exige foco e te solicita estar presente.

E estar atento no momento da viagem é estar aberto a aproveitar o máximo que um destino, uma atividade ou uma experiência possa nos transmitir. Talvez seja essa a única oportunidade da vida de estar ali, de observar o que se apresenta a sua frente, de ouvir aqueles sons, de sentir aqueles cheiros. Não vale a pena desperdiçar esse momento com pensamentos perdidos, não focados no agora e muito menos com os olhos fixos na tela de um celular.

Essa confusão de imagens e informações atrofia a imaginação e precariza, por excesso de estímulos, a percepção. Perceba que esse é um momento de integração entre corpo e mente, entre sonho e vivência, entre expectativa e realização. Vivenciar o momento do turismo está relacionado com a postura necessária para estar no presente.

Valorize cada segundo, fotografe o necessário, publique o que ache justo, mas não perca sua atenção naquilo que realmente importa, sua vivência no momento e no cenário. Dê férias para o seu celular, sua viagem certamente será muito melhor preenchida com memórias do que com likes.

Experimente essa nova viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui