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ARTIGO COMER BEM: Quanta água devemos beber no verão?

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Por Luciana Oliveira, nutricionista clínica

No corre-corre diário, nós acabamos precisando de uns bons goles de água, não é mesmo?

Sabemos que podemos sobreviver aproximadamente 30 dias sem alimento. Contudo, sem água apenas alguns poucos dias.  Mais da metade do peso corporal é constituído de água e é no verão que sentimos mais sede. Isso ocorre porque aumenta a eliminação de água pelo organismo, nos mexemos mais, mas mesmo parados, o impacto do calor não perdoa.

A função da água no nosso corpo

Eliminamos líquidos de várias formas: urina, pelo (suor), respiração, fezes, lágrimas, secreções. A água é fundamental para nosso corpo, é essencial para a vida, para que os nutrientes funcionem apropriadamente dentro de nosso corpo. Ela fornece material essencial às células, protege os tecidos corporais como coluna e o cérebro (pelo fato de não poder ser comprimida), controla a pressão osmótica do corpo (o balanço apropriado entre água e eletrólitos), ela participa das funções de nossos sentidos. As ondas de audição são transmitidas através dos líquidos existentes em nossos ouvidos; os olhos são envolvidos por líquidos, que refletem a luz e esse processo resulta na visão correta; ela faz parte do sangue que é o maior meio de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células.  

Verão pede mais água, inclusive, através dos alimentos

Com o exercício físico, a produção de calor aumenta. É o resultado da taxa de metabolismo energético. Quando tal situação acontece, é fundamental que você tenha água corporal suficiente para ajudá-lo a dissipar o calor através do suor. Você precisa beber líquidos em quantidades extras. Assim você repõe as perdas durante os exercícios.

A desidratação pode ser evitada não só através da ingestão de líquidos, mas com uma alimentação que “refresque” mais nosso corpo, por conter maior quantidade de água e não dar tanto trabalho ao metabolismo para metabolizar esses alimentos, como: saladas, frutas, verduras e legumes. A desidratação ocorre quando a perda de líquidos excede a 1% do peso corporal.

Então qual é a necessidade diária de água e como repor essas perdas?

“Disseram-me que eu preciso beber oito copos de água por dia. É verdade?”

“Como sei que estou bebendo líquido suficiente para não ocorrer desidratação?”

“É verdade que o intestino pode não funcionar direito quando bebo pouca água?”

A resposta é simples para todas as perguntas anteriores: SIM, mas veja bem, o cálculo correto de necessidade de água é de 35 a 40ml x kg de peso, então se eu peso 54kg x 35 = 1.890ml. Quase 2 litros por dia será minha necessidade, mas se eu praticar atividade física, sim, posso necessitar mais. Então o melhor sinalizador de necessidade hídrica é a cor da urina. Ela deve ser translúcida, em boa quantidade. Quanto mais amarelada e escassa, é sinal de você não está bebendo água suficientemente. Com baixo consumo de água seu intestino e todo o seu corpo não conseguirão funcionar corretamente.

O hábito de tomar líquidos independe da sensação ou não de sede e deve-se dar preferência à água pura mesmo. Eu tenho feito o seguinte, procuro ter uma garrafa de 2 litros de água só para meu consumo, e trato de ir bebendo ao longo do dia. Se saio de casa, levo minha garrafinha de aço, não saio sem ela. Se chega a noite e ainda não dei conta de consumir toda a água, trato de intensificar e beber logo para não precisar me acordar para ir ao banheiro durante a noite. 

Agora levante-se e beba um bom copo de água bem fresquinha. Seu corpo vai lhe agradecer!   

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