Início Colunas VIVAPOA: A nossa praia é a Zona Sul

VIVAPOA: A nossa praia é a Zona Sul

284
0

A NOSSA PRAIA É AQUI!!


Por Kátia Dornemann e Denise Dias 
A Zona Sul é a Minha Praia 

Até pouco tempo atrás, éramos titulares do time “Sem Chance de Ficar em Porto Alegre no Verão”. Mesmo morando desde sempre na região mais praiana da cidade, era inconcebível imaginar curtir um final de semana de janeiro  ou fevereiro na Capital.

O Aberto Caminho das Artes é uma galeria que vale ser visitada. Fica na Armando Barbedo, na Tristeza / Foto: ZSMP


Mas a vida nos ensina o tempo todo. Nada  como ampliar os horizontes,  para enxergar melhor nosso microcosmo, não é mesmo???  O ponto de virada foi sentir o stress que se tornou a viagem num final de semana de temporada ou feriado – estradas congestionadas, preços abusivos, praias lotadas e muita gente sequer colocando o pé na areia, optando por ficar enclausurada na piscina de um condomínio.

Por outro lado, conseguimos nos abrir para muitas das experiências  bacanas que estavam aqui, ao nosso alcance, na bela e tranquila Zona Sul de Porto Alegre. Olhando a nossa volta, conseguimos perceber o tanto de Floripa, Rio de Janeiro, Punta, Trancoso e outros destinos especiais, que a Zona Sul consegue imprimir em suas paisagens, opções de gastronomia, lazer e comércio.

Daí nasceu o desejo e o desafio de empreender num projeto que coloca em evidência o tanto de coisas e pessoas bacanas que temos por aqui, que traz a sensação de pertencimento e nos deixa de peito inflado ao afirmar: a Zona Sul é a minha praia!

Ao chegar na Zona Sul,  o Museu Iberê Camargo (que poderia estar em Barcelona), recebe os moradores e visitantes como um portal, que leva a esta pequena cidade do interior, dentro de Porto Alegre. É um privilégio estar próximo à água, praticar esportes na Orla, desfrutar do antes Rio, agora Lago Guaíba.

A relação que podemos viver com a ZS vai muito além  de um belo pôr do sol diferente a cada dia. Infelizmente não temos a totalidade das praias despoluídas, mas vamos combinar, é só dar um pulinho ali em Belém  Novo, no Lami ou Itapuã para sermos presenteados com uma experiência diferente, paisagens exuberantes e bons banhos no Guaíba.


Circulando entre diversos grupos da região, percebemos o aumento no número de pessoas que aderiram ao objetivo de viver, trabalhar, estudar e se divertir exclusivamente pelas bandas de cá, ou, como dizemos,  “do Iberê pra cá!!!” (no sentido  Sul da cidade). 

Nossa pequena  cidade tem um estilo de vida peculiar, mais leve, e está cada vez mais estruturada para justificar esta sensação de  viajarmos pelo mundo, através dos seus cenários e dos sabores dos inúmeros e variados restaurantes e cafés  da região. Definitivamente, na nossa praia os janeiros, fevereiros  – e os outros dez meses seguintes, passaram a ter muitas opções, cor, movimento, vida e menos distâncias.

Te esperamos por aqui!

Confira as dicas sobre a Zona Sul nas redes @azonasuleaminhapraia.
Para curtir o verão 2020 por aqui, criamos o Roteiro Destinos de Verão, um guia que traz opções de gastronomia, lazer e compras,  exclusivamente na Zona Sul de Porto Alegre (a versão  impressa  é
distribuída no comércio local e a digital está  no blog  azonasuleaminhapraia.wordpress.com).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui