Início Jornalismo Sem notificações, Porto Alegre antecipa prevenção ao Coronavírus

Sem notificações, Porto Alegre antecipa prevenção ao Coronavírus

64
0

A capital gaúcha, felizmente, não tem nenhum caso sob investigação para Coronavírus, responsável pela doença que vem assustando o mundo nas últimas semanas. Mesmo assim, as autoridades em saúde estão preparando medidas para um possível enfrentamento. Na tarde passada, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde participaram de reunião do Comando de Operações de Emergência, com abrangência estadual.

O COE está alinhado com o Ministério da Saúde no acompanhamento e vigilância do novo vírus, que circula predominantemente na China, país que concentra a maioria dos casos da infecção. No Brasil, o Ministério da Saúde definiu as ações a serem desencadeadas em âmbito nacional, estadual e municipal. O grupo se reunirá diariamente para monitoramento e divulgação de informações relacionadas ao agravo.  

SINTOMAS

Pessoas que apresentem febre e manifestações respiratórios, como tosse e falta de ar, e que viajaram para a China 14 dias antes do início dos sintomas devem buscar atendimento. Na Capital, todas as unidades de saúde, os pronto-atendimentos e hospitais estão aptos a prestar assistência inicial. Em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para coleta de amostra de secreção respiratória que poderá detectar a presença do vírus no organismo.

Pessoas sem histórico de viagem para o país asiático, mesmo com febre e sintomas respiratórios, neste momento não se enquadram nos critérios de suspeição da doença.  Profissionais de saúde que atendam pessoas com quadro compatível à infecção pelo 2019-nCoV devem notificar a suspeita imediatamente, já no momento do atendimento, à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT) da SMS. 

Prevenção

 De acordo com material divulgado pelo Ministério da Saúde, as seguintes medidas são indicadas para reduzir a transmissão de doenças respiratórias:

– Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento.

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

– Cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar.

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e higienizar as mãos depois de tossir ou espirrar.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter os ambientes bem ventilados.

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sintomas ou sinais da doença. O Ministério da Saúde também oferece um canal com informações pela internet, no endereço http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui