Início Sem categoria CONHEÇA O AUTISMO: O barulho incomoda ou não?

CONHEÇA O AUTISMO: O barulho incomoda ou não?

246
0

Por Marco Antônio Moreira, estudante de Jornalismo

Sou uma pessoa que não gosta de ruídos muito altos, como gritos, pratos caindo e shows ao vivo. É comum autistas e aspies terem ouvidos sensíveis. Nossa audição não aguenta barulhos considerados indesejáveis! Creio que várias outras pessoas que não façam parte do espectro também não curtam sons que não as agradam.

Quando era criança, estudei em uma escola grande que tinha muita correria e gritaria na hora que eu entrava e saía. Lembro que tapava os ouvidos com as duas mãos, pois ficava muito incomodado. Quando comecei a crescer, muitos sons altos ainda me incomodavam, como pratos e bandeijas caindo no chão. Quando não gosto de muita “barulheira” em casa, pego meu tablet e fones de ouvido e vou para o quarto!

Quando escuto ruídos muito altos, me sinto desesperado, quase procurando um ninho pra me esconder. Meus amigos da faculdade me convidam para ir à baladas com eles, e sempre recuso, pois sei que logo ficarei com dor de cabeça e querendo ir embora! Recentemente tenho conseguido ir a apresentações musicais e a aguentar os barulhos dos fogos de artifício, coisas que até um tempo atrás me perturbavam.

Eu não uso tampões, pois não acho necessário. Nunca achei! Sei que muitas pessoas com o espectro usam, e até as entendo. Só quero que alguns neurotípicos tenham mais consciência e abaixem o volume! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui