Início Colunas CONHEÇA O AUTISMO: Ansiedade

CONHEÇA O AUTISMO: Ansiedade

310
0

Por Marco Antônio Moreira, estudante de Jornalismo, aspie

Uma das comorbidades mais comuns do espectro autista é e ansiedade. É comum aspies/autistas ficarem nervosos, agitados e preocupados por conta dessa característica. Os autistas não são os únicos que sofrem com esse problema, que atinge a muitas pessoas atualmente, tanto que a ansiedade é chamada de “o mal do século”.

Eu tenho muito nervosismo e agitação em certos momentos. Momentos que eu fico elétrico e não consigo parar quieto. Falo sem parar, caminho preocupado, só penso no que pode dar errado. Geralmente esses momentos de ansiedade me vêm quando me preocupo com obrigações que acho muito grandes pra mim. Nestas horas, eu não consigo descansar a mente até tudo estar feito e da maneira correta.

Eu tento ao máximo lidar com essa comorbidade, principalmente no Jornalismo. O que me preocupa muito é se esses problemas seguirão ocorrendo na minha futura profissão. Tem vezes por exemplo que fico nervoso ao realizar entrevistas “cara a cara”. Recentemente, iniciei o uso de uma nova medicação para tratar a ansiedade, por recomendação da minha nova psiquiatra.

No meu caso, a ansiedade é genética, vai além do meu diagnóstico. Minha família temos muitos casos deste problema. Me cansa demais preocupar a mente com questões desnecessárias e simples de serem resolvidas. Cada dia é uma batalha para vencer as preocupações. Para isso, faço terapia, tomo remédios e conto sempre com o apoio da minha família e de meus amigos.

Marco Moreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui