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COMER BEM: dieta e ansiedade na quarentena

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Por Luciana Oliveira, nutricionista clínica

Após a primeira semana em quarentena, podemos começar a sentir sinais de ansiedade em ficarmos tanto tempo restritos a um espaço menor, de não podermos sair de casa como saíamos antes, de não podermos ver pessoas queridas. A preocupação tomou conta mas mesmo assim, precisamos nos acalmar e nos conscientizar que os cuidados permanecem e precisamos ficar em casa porém, não precisamos ficar parados.

Listo abaixo algumas recomendações que podem auxiliar para que não pioremos a situação, descuidando de nossa alimentação. E se você já faz um acompanhamento nutricional, não suspenda agora. Tem alternativa de consultas online para você poder tirar suas dúvidas com seu nutricionista e assim se acalmar um pouco. Vai passar, temos que seguir à risca as orientações que estão sendo dadas, só não podemos deixar a ansiedade tomar conta.

  • Se você já tiver um plano alimentar, pegue-o, sente-se e dê uma boa passada em todos os pontos dele, desjejum, lanches, almoço, lanche da tarde e jantar. Reveja cada alimento de cada refeição, o que tem em cada lanche, e veja como está sua dispensa. Dentro das alternativas que você tem em casa, programe-se para preparar alguns pratos e congelá-los (tenho um canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCraJk5IxkjU0GyAaFdYDEqg?view_as=subscriber Lu Oliveira Nutricionista #nacozinhacomluoliveira, com várias receitas e estou postando agora, vídeos amadores mesmo, pois tive que cancelar as gravações com a equipe), mas resolvi não parar de fazê-los para tentar ajudar as pessoas a terem um pouco de criatividade com o que tem na geladeira.  
  • Evite consumir muitos alimentos ricos em carboidratos de alta carga glicêmica como pão, doces, bolachas, biscoitos, deixe-os de lado. Prefira frutas com farelo de aveia, oleaginosas, se for consumir arroz ou massas, prefira as integrais que são ricas em fibras e aumentam a saciedade. Mas é importante que sejam ricas em fibras porque assim, esse carboidrato que na corrente sanguínea é transformado em açúcar, será absorvido mais lentamente, e com isso, iremos prevenir a resistência à insulina e o diabetes.
  • Tenha em casa chocolate com 70% cacau. Experimente comer um quadradinho com uma tâmara ou morango, ou mesmo morango e tâmara, é uma combinação eficaz para a saciedade de doces que não prejudica, só faz bem.
  • Mantenha sua imunidade lá em cima tomando shots matinais. Eles irão deixar seu corpo mais fortalecido, não evitarão de nos contagiar, mas poderemos diminuir os sintomas da COVID-19 estando com nosso exército bem capacitado. Os shots podem ser uma boa opção porque são concentrados de fitoquímicos que você pode fazer misturas diferentes diariamente. SHOT 1: sempre esprema o suco de meio ou um limão inteiro, adicione 2 dedinhos de água e vá alternando entre: ½ colher de chá de cúrcuma longa em pó + 1 pitada de pimenta + ½ colher de chá de gengibre fresco ralado ou em pó; SHOT 2: suco de meio limão + canela em pó + matchá. No terceiro dia você poderá usar outros ingredientes adicionados ao suco, como por exemplo 15 gotinhas de própolis verde alcoólico. Todas essas estratégias não só fortalecerão nossa imunidade, como também protegerão nossa microbiota intestinal.  Esses são apenas alguns exemplos, tem uma infinidade de alternativas em meu instagram https://www.instagram.com/luoliveiranutricionista/
  • Agora mais do que nunca, você deverá evitar comprar guloseimas. Primeiro, porque é necessário manter a imunidade fortalecida, e é com comida de verdade e não produtos alimentares, que fortalecemos nossa imunidade. Segundo, porque é exatamente assim que iremos gerar mais equilíbrio ao nosso corpo, e a partir daí precisaremos criar novos hábitos.
  • Mexa-se: fazer alongamento, algum circuito de exercícios que promovam relaxamento acalmando a ansiedade e que também irão fortalecer a imunidade.
  • Medite: é comprovado os benefícios da meditação para o fortalecimento da imunidade e acalmar a ansiedade, ela combate o estresse.
  • E para finalizar tentando te auxiliar no controle da ansiedade, envolva-se em algum projeto online, um blog, crie um objetivo, torne esse tempo produtivo, você verá que vai passar logo.
  • Se você precisar de um apoio nutricional, estarei fazendo lives em meu instagram na próxima semana, tirando dúvidas, tentando ajudar no que eu posso. Siga-me: @luoliveiranutricionista.

Um beijo da Nutri. 

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