Início Jornalismo Notícias Missas e cultos são retomados na Capital após novo decreto; igrejas pedem...

Missas e cultos são retomados na Capital após novo decreto; igrejas pedem atenção aos fiéis

59
0
Cúria Metropolitana, na rua Espírito Santo, sede da Arquidiocese de Porto Alegre (Foto: Alex Rocha/PMPA)

O segmento religioso e da fé também está passando por alterações na sua rotina nesta quarta-feira, 19, em função do decreto publicado ontem pela prefeitura de Porto Alegre. A Arquidiocese de Porto Alegre, que coordena todas as igrejas católicas da Capital e outras 27 cidades, divulgou uma nota do arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler comunicando que as missas poderão ser retomadas.

Pelo comunicado, os párocos deverão observar normas como a lotação máxima dos templos, o uso de máscara e álcool em gel e a distribuição da comunhão somente por uma pessoa, além de incentivarem pessoas do grupo de risco a acompanharem as celebrações pela internet. A nota ainda pede que seja feita a higienização dos espaços após cada celebração.

A Igreja Universal, que possui 42 unidades em Porto Alegre, orientou seus fiéis a voltarem a participar dos cultos. Na sede principal da igreja, que fica na avenida Júlio de Castilhos, ao lado da rodoviária, haverá celebrações diárias, das 6h às 20h, de hora em hora. Apesar dos 4.300 lugares disponíveis, a igreja afirma que irá cumprir o decreto da prefeitura e só realizará cultos e reuniões com no máximo 30 pessoas.

Pelo decreto municipal, além da lotação máxima de 30 pessoas ao mesmo tempo no ambiente, deverá ser observada a distância mínima de 2 metros entre cada um e não exceder a capacidade máxima de 50% do local. Ou seja, é preciso se adequar aos três quesitos para retomar as atividades coletivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui