Início Jornalismo Notícias Aplicativo lançado pela PUCRS inova ao permitir que aulas sejam baixadas e...

Aplicativo lançado pela PUCRS inova ao permitir que aulas sejam baixadas e também ouvidas em forma de podcast

59
0
Foto: Divulgação/PUCRS

A PUCRS lançou, na última semana, um aplicativo que, além de oferecer todas as aulas e o conteúdo acadêmico, apresenta funcionalidades diferenciadas na área do ensino. A tecnologia possibilita baixar as aulas e assistir off-line, ouvir as aulas totalmente em áudio como um podcast, e selecionar e compartilhar materiais ou trechos dos vídeos nas redes sociais. Para ampliar a experiência do ensino digital, a PUCRS e a UOL EdTech utilizaram tecnologia, entretenimento e tendências da atualidade.

“A iniciativa está alinhada aos conceitos contemporâneos de aprendizagem móvel e ubíqua, que pressupõem a existência de ferramentas que criem as condições de possibilidade para que a aprendizagem ocorra em qualquer tempo e em qualquer local”, afirma o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Ir. Manuir José Mentges.

Renata Bernardon, diretora de Educação Continuada da Universidade, conta que desde 2017, quando o projeto foi lançado, PUCRS e UOL EdTech se concentram em continuamente melhorar a experiência dos alunos, tanto em aspectos acadêmicos dos cursos, como na experiência do aluno online. “O equilíbrio em acesso e desenvolvimento do conhecimento de forma consistente e agradável tem sido nossa preocupação constante”, enfatiza.

Para Wilson Marchionatti, diretor do UOL EdTech, o objetivo do aplicativo é ser uma escolha natural do aluno para seus momentos de qualidade e tempo livre. “É estar presente na educação por meio de cursos sólidos, e oferecer uma experiência agradável, a exemplo dos aplicativos de streaming de vídeo, e assim estar presente de forma leve na vida do aluno, até nos momentos em família, de lazer, de descanso”, explica.

A tecnologia do PUCRS Online, desde a plataforma até o novo aplicativo foram desenvolvidas pelo UOL EdTech, companhia especialista em tecnologia para a educação e parceira da PUCRS no projeto. “A transformação digital do ensino já estava acontecendo no setor nos últimos anos, mas com a necessidade do isolamento social, o ensino remoto apareceu ainda mais forte como a solução mais eficiente”, Alex Augusto, CEO do UOL EdTech.

A PUCRS, considerada uma das melhores universidades da América Latina, também foi uma das precursoras na oferta de cursos de pós-graduação e MBA 100% online no país. Hoje, o modelo PUCRS Online oferece 26 cursos nas mais diversas áreas de conhecimento. Em três anos, já atraiu milhares de alunos que buscam se desenvolver constantemente para os desafios do mercado de trabalho atual, apoiados por uma formação acadêmica de vanguarda.

Sobre as funcionalidades do aplicativo

  • Ver os conteúdos de forma offline, sem a necessidade de estar conectado à internet.
  • Transmitir pelo aplicativo para a televisão e outros dispositivos maiores, melhorando a experiência com aulas em vídeo.
  • Selecionar trechos de até 30 segundos e compartilhar com amigos e conhecidos.
  • Poder ouvir as aulas em mp3. 

Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing da PUCRS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui